Sobre Fifth Harmony e Representatividade.

agosto 29, 2013 at 10:04 am (aleatorias) (, , , , , , , , )

Fifth+Harmony+MMO+Single+Photoshoot

 

Eu estava passeando de bobeira no Tumblr como eu faço constantemente quando uma postagem me chamou a atenção pra algo que eu realmente ainda não tinha me dado conta. Era uma postagem sobre a girl group Fifth Harmony.

Era um Print Screen de um dos vídeos covers que as garotas fizeram com um comentário feito no youtube por algum rapaz aleatório. O comentário dizia algo como: This little white girl really can sing (essa garotinha branca consegue mesmo cantar).

E o divertido da postagem era que colocaram caras espantadas e/ou revoltadas das meninas da banda questionando o White Girl.

Fifth Harmony é um grupo que se originou do programa X Factor. Cinco meninas audicionaram como artistas solos, mas a produção do programa acreditou que elas seriam mais fortes trabalhando juntas e o grupo foi formado. Os cinco membros são, Dinah Jane Hansen (Parda), Normani Kordei (Negra) e existem três latinas, Ally Brooke (Mexican-American), Lauren Jauregui (Cuban-American) e Camila Cabello que é imigrante, não é americana de forma alguma, ela nasceu em Cojimar, Cuba.

Para quem desconhece. Negras, pardas, latinas, indígenas e asiáticos não são brancos, são denominadas woman of color, mulheres de cor. E é impressionante ver um grupo formado apenas por Woman of Color conquistando espaço no cenário musical pop.

Quer queiram quer não existe uma barreira racial no mundo do entretenimento. Recentemente houve a premiação da MTV, o VMA, e apenas brancos foram premiados. Talvez eu esteja sendo um pouco incorreta, Selena Gomez é tida como Latina, mas ao contrario das meninas do Fifth Harmony ela não tem a vivencia da cultura latina. Tradições, costumes, linguagem, nada disso foi mantido na criação da Selena, porém foi na das meninas do Fifth Harmony.

E por que é tão relevante ter um grupo não caucasiano no cenário musical? A resposta é simples, representatividade. Tudo é voltado para as pessoas brancas, eles são os protagonistas, os mocinhos e mocinhas de filmes, séries, novelas. Eles são os artistas premiados. E não é por falta de artistas de cor talentosos. Você então me argumenta sobre Beyonce e que ela é uma super diva do pop.

Isso é verdade, sou uma fã orgulhosa de Queen B, ela me representa. No entanto não podemos restringir tudo a um único artista. Quer dizer que White People tem infinitos cantores e o resto do planeta, a maioria da população mundial, fica representada por uma. Não! Representatividade importa, ver semelhantes a você em destaque é o que faz alguém acreditar que é possível chegar lá também. Ver semelhantes em cor, raça, orientação sexual tornam todos do grupo visíveis, válidos, é através da representatividade que passamos a existir.

Além desse fato, Fifth Harmony tem um publico alvo jovem. São adolescentes e pré-adolescentes em sua maioria os fãs desse grupo. São pessoas de 10 a 20 anos de idade que estão passando a ter como ídolos não-caucasianos. É toda uma geração sendo ensinada indiretamente que a cor de pele, a raça não nos torna diferente, não nos impede de chegar a lugar algum. São esses detalhes que às vezes passam desapercebidos que podem quebrar preconceitos existentes há séculos.

As meninas do Fifth Harmony não estão fazendo sucesso pela cor de sua pele, fazem sucesso por seu talento. São excelentes cantoras e tem carisma com o publico alvo delas. Ainda existe um caminho longo até ser realmente definido que fizeram sucesso, seu primeiro álbum nem mesmo foi lançado, mas futuro é promissor. E agora mais do que nunca eu faço votos que elas conquistem tudo que pretendem.

2 Comentários

  1. Lídia said,

    Sou fã da banda desde a formação,e foi o que eu percebi desde o começo,uma banda que finalmente não era formada por brancas,o que me fez amar ainda mais.Me entristece o fato de uma delas,Camila,a cubana,ter sofrido bullying do Ensino Médio pela nacionalidade.Enfim,artigo interessante

  2. Bruna Ferreira said,

    Nunca tinha amado tanto um artsta como amo Fifth Harmony .Elas sao lindas,talentosas,simpaticas ,humildes…todos os adjetivos nao seriam suficientes para decreve-las.Hoje o que sinto por elas so aumenta e me fortalece .Nao vejo a hora de ve-las em um show ao vivo.sera emocionante e certamente um dos das mais felizes da minha vida.Pegar autografos(principalmente da Lolo),comprar o CDs,DVDs,nao vejo a hora de tudo isso ser possivel.

Deixe um comentário